A concessão das praças de pedágio no Paraná vence em novembro de 2021 após 24 anos. O novo modelo proposto aumenta a extensão viária de 2,5 mil km para 3,3 mil km, isso representa um aumento de 825 quilômetros na cobertura (32,97%). Por outro lado, o aumento das praças de pedágio de 27 para 42, 15 a mais, equivalem a um crescimento de 55,56% em todo estado. Na prática, o paranaense vai pagar a mesma coisa pelo quilômetro rodado. Cerca de R$ 0,11 centavos.
Se de um lado há redução em relação aos preços atuais cobrados, de outro o “degrau tarifário” permite aumentar em até 40% o valor pago em uma praça após duplicações e melhorias. O projeto de concessão ainda traz uma importante mudança. No contrato atual, o Governo Federal cedeu ao Paraná a gestão de rodovias federais que foram entregues às concessionárias. No novo modelo, o estado, além de devolver essas rodovias, ainda sede rodovias estaduais ao Governo Federal e, respectivamente, às concessionárias que assumirão os seis lotes.
O programa Senge Inovação vai discutir o atual modelo de contrato que é alvo de diversos questionamentos na justiça, inclusive por parte do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, a proposta atual com outorga e não pela menor tarifa e modelos de pedágios pelo Brasil e pelo mundo. Realmente os paranaenses pagam a maior tarifa?
Este episódio também vai discutir alternativas para garantir à sociedade a construção e manutenção de rodovias pelo menor preço. O que avançou nestas últimas décadas? Como melhorar os sistemas de cobrança, portais de cobrança eletrônica, que permitem inclusive cobrança fracionada de acordo com a quilometragem que um veículo percorre na via, entre outros.
Ao final do programa, o Senge-PR deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) documento com ponderações sobre a necessidade de se renovar ou não os pedágios no estado, bem como tecnologias que possam trazer inovação ao estado.
PROGRAME-SE > SENGE INOVAÇÃO – O pedágio no Paraná
> Contrato atual | > Novo modelo proposto por 30 anos | > Alternativas para rodovias boas e baratas
PARTICIPAÇÃO
- PROFESSOR LEMOS – Deputado Estadual e membro da Frente Sobre o Pedágio
- CID CORDEIRO – Economista, especialista em contas públicas
- VALTER FANINI – Engenheiro Civil e ex-presidente Senge-PR
- JOÃO ARTUR MOHR – Engenheiro e gerente de assuntos estratégicos da FIEP
22 de fevereiro – 19 horas – Facebook Senge-PR