Os direitos jurídicos e de aposentadoria de trabalhadores com problemas de saúde gerados pela exposição ao amianto são tema do livro “A Exposição ao Amianto e sua Proteção Jurídica” que será lançado nesta segunda-feira pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O lançamento da publicação será feito durante o seminário “Intoxicações por Substâncias Químicas: benzeno, agrotóxicos, metais e amianto”, às 18 horas, na Sala da Memória, no prédio histórico da Universidade, Praça Santos Andrade, 50, 1.º andar.
O livro é resultado das pesquisas sob a ótica ambiental, trabalhista, previdenciária e econômica e ressaltam posições científicas sobre os o reflexo do uso do amianto no Brasil, promovidas pelo Senge e por acadêmicos de Direito da UFPR.
O grupo de pesquisa integra o Projeto de Extensão da Faculdade de Direito da UFPR sobre o Caso Amianto, fruto da parceria firmada entre o Sindicato e a Universidade em maio de 2012.
O amianto, ou asbesto, é um conjunto de minerais fibrosos usado, em sua maioria, em materiais de construção civil, como telhas, caixas d`água, tubulações, painéis acústicos e divisórias. A exposição ao amianto pode provocar inúmeras doenças como câncer de pulmão e do aparelho digestivo.
O seminário tem o apoio do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), da Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto (Aprea), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Petróleo (Sindipetro-PR/SC) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).
A entrada é gratuita. Para inscrição e mais informações, acesse www.ppgd.ufpr.br