Senge-PR recebe palestra gratuita sobre proteção contra raios

21.AGO.2018

Na sexta-feira, 31 de agosto, o auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) receberá a palestra “Proteção Contra Raios”. O evento, programado para acontecer entre às 19h e às 22h, é gratuito, e será ministrado pelo ex-diretor do Senge-PR e engenheiro eletricista e de operações em telecomunicações, Fernando Nunes Patrício.

A palestra é direcionada a gestores e síndicos de condomínios residenciais e comerciais, engenheiros, tecnólogos e técnicos das diversas áreas da engenharia, e irá apresentar os conceitos básicos sobre PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas) e DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), além de conscientizar os presentes sobre a importância das normas técnicas (NBR 5419 e NBR 5410) no que se refere-se às instalações elétricas de baixa tensão.

Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto, através deste link. Os presentes receberão certificado de participação.

Confira mais informações sobre a palestra:

DATA E HORÁRIO: 31 de agosto de 2018, das 19h às 22h.

LOCAL: Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar – conj. 2201 – Centro Comercial Itália, Curitiba.

PÚBLICO ALVO: Gestores e síndicos de condomínios residenciais e comerciais, engenheiros, tecnólogos e técnicos das diversas áreas da engenharia (civil, mecânica, elétrica, etc).

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: Apresentar conceitos básicos sobre proteção contra raios envolvendo projeto, instalação e manutenção da proteção contra descargas atmosféricas (PDA) e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS), com o objetivo de contribuir no debate sobre o tema e aproximar os profissionais da engenharia dos gestores e síndicos de condomínios.

JUSTIFICATIVA: Além da importância de proteger as pessoas que vivem numa edificação, a proteção contra raios também se destina a proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos, pois sempre que ocorre uma tempestade atmosférica ou alguma operação na rede de energia elétrica, os cabos de energia e os cabos de comunicação transmitem para os equipamentos surtos elétricos de alta intensidade e em microsegundos, reduzindo a sua vida útil ou danificando os seus componentes sensíveis.

PROGRAMAÇÃO E CARGA HORÁRIA: O evento será na forma de uma palestra expositiva, de aproximadamente 2 HORAS (palestra mais discussão e esclarecimento de dúvidas). Serão apresentados os conceitos básicos sobre PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas) e DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), com o objetivo de conscientizar os presentes sobre a importância de seguir as normas técnicas (NBR 5419 e NBR 5410) no que se refere-se às instalações elétricas de baixa tensão.

INSTRUTOR:

FERNANDO NUNES PATRÍCIO – Aposentado pela TELEPAR/Oi desde 2009, realiza trabalhos voluntários como coordenador de eventos técnicos promovidos pelo SENGE e pela APEE. Atuou na TELEPAR/Brasil Telecom desde 1996 como engenheiro responsável pela especificação de projetos de proteção contra descargas atmosféricas em estações de telecomunicações e na fiscalização de obras de infra-estrutura. Ainda na TELEPAR/Brasil Telecom, organizou cursos de treinamento em conjunto com empresas de consultoria na área de compatibilidade eletromagnéticas e fornecedores de equipamentos, com vistas a mudar os paradigmas de proteção contra surtos e transientes. Participou, durante a década de 90, como voluntário, de atividades relacionadas com a gestão da qualidade, tais como: banca examinadora do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) e grupos de trabalho da TELEPAR, visando implantar ISO 9000 e o Programa de Qualidade Total. De 1978 a 1984, atuou na área de controle de qualidade de produtos de telecomunicações (antenas e multiplex PCM) fabricados em Curitiba e fornecidos para as empresas de telecomunicações vinculadas ao Sistema TELEBRÁS.

INSCRIÇÕES: Até o dia 27 de agosto, através deste link.

INFORMAÇÕES GERAIS:

– A participação nesta palestra não confere ao profissional acréscimo de atribuições profissionais.

– Será fornecido certificado de participação.

– Mais informações sobre o evento podem ser encontradas com o Engº Fernando Nunes Patrício, através do e-mail patricio@creapr.org.br ou do telefone (41)9 9646-3649; ou com o Senge-PR, pelo telefone 3224-7536 (falar com Karoline).

– O estacionamento do Edifício Itália tem convênio com o Senge-PR. Profissionais filiados podem solicitar o selo do estacionamento junto à secretaria do Sindicato.

PATROCINADORES E APOIADORES:

A patrocinadora deste evento é a Brasis Condomínios Inteligentes, com o apoio do Senge-PR e da APEE.