STF tira novamente da pauta julgamento da data-base do funcionalismo

Após marcar decisão para 27 de agosto, tema foi retirado do calendário

Foto: Gustavo Moreno/STF
22.AGO.2024

Uma decisão que tem virado uma verdadeira incógnita. É isso o que acontece com o julgamento da data-base do funcionalismo paranaense no Supremo Tribunal de Federal. Após remarcar o julgamento para o dia 27 de agosto para o plenário virtual, o tema foi excluído do “calendário de julgamento”. O relator do processo é o ministro Luiz Edson Fachin. Em outras instâncias, a justiça já determinou que o Governo do Paraná pagasse os salários congelados na data-base de 2027.

O imbróglio aumentou porque no último dia 21 de agosto o sistema de processos do STF foi atualizado com a informação de que o julgamento do Recurso Extraordinário RE 1424451 seria analisado no Plenário Virtual no próximo dia 27 de agosto. A decisão ocorreria após a retirada de pauta ocorrida em 1 de agosto. No entanto, no mesmo dia, o aguardado julgamento seria novamente postergado. Nesta data, à tarde, o sistema apenas registra “o processo foi encaminhado para análise do(a) ministro(a) responsável pelo caso” e que foi “Excluído do calendário de julgamento”.

Neste caso, o relator Fachin já havia negado pedido promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) para que o julgamento fosse presencial.  Andes e até o Governo do Paraná solicitaram votação presencial devido a complexidade do tema. O pagamento retroativo da data-base envolve alguns bilhões de reais.

ENTENDA O CASO

O imbróglio jurídico acontece porque o Governo do Paraná aprovou uma lei em 2015 definindo o reajuste do funcionalismo. No entanto, no ano seguinte, em nova lei estadual, o governo congelou os reajustes alegando que era necessário pagar as progressões e promoções. A artimanha promoveu um calotaço e o Senge-PR entrou com uma ação coletiva reivindicando o direito adquirido de sua base. Outras entidades e até pessoas individualmente foram pelo mesmo caminho judicial.

O sindicato já ganhou uma ação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e o governo recorreu. Como o assunto tem repercussão geral em diversas ações, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), subiu a discussão para o STF, sendo protocolado em 1 de março de 2023.

MATÉRIAS RELACIONADAS

STF retira de pauta julgamento sobre congelamento do reajuste dos servidores estaduais do Paraná

Live do jurídico aborda direitos para servidores contratados antes de 1988

Estatutários de todo Paraná reivindicam data-base

STF: Governo se nega a fazer acordo para pagar data-base

Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.