Sindicatos e DIEESE-PR querem entrar no debate da Reforma Tributária

Pool de entidades pretende levar à socieda abordagem que interessa a classe trabalhadora

A Reforma Tributária é tema de discussão no Senge-PR. Foto: Manoel Ramires
28.JUN.2024

Manoel Ramires| Senge-PR

Você já deve ter visto no noticiário o cabo de guerra que o Governo Federal e parlamentares começaram a travar em torno da Reforma Tributária. A proposta do governo Lula visa reduzir desigualdades, ampliar a cobrança para endinheirados e simplificar a forma como os impostos são cobrados no Brasil, mas sem perder a arrecadação. E, como o assunto está em pauta, setores econômicos e financeiros já agem nos bastidores para manter isenções e privilégios. Para que essa corda não arrebente novamente nos trabalhadores e mais pobres, sindicatos com base no Paraná, o DIEESE-PR, com apoio do Brasil de Fato Paraná, estão organizando a Campanha “Por Dentro da Reforma Tributária”. A ideia é levar à sociedade, a partir de suas bases, toda a discussão.

O marco inicial dessa campanha ocorreu no último dia 27 de junho, na sede do Senge-PR. A convite desta entidade, somado ao Sindifisco-PR, sindicatos se reuniram para avaliar a proposta que está em debate no Congresso Nacional. O tema foi apresentado pelo economista Sandro Silva, do DIEESE, e por Mário Mendes –  vice-presidente do Sindifisco.

Segundo os sindicatos, “este mesmo pool também fará o acompanhamento, análise, discussão e formulação de propostas relativas à segunda etapa da Reforma Tributária – renda e patrimônio – com ênfase na atualização da tabela do imposto de renda e a garantia de uma política de sua correção anual”.

Muitas iniciativas estão planejadas. Uma delas é a Série Podcast “Por dentro da Reforma Tributária”. Serão pelo menos cinco episódios que falam do atual modelo de Imposto de Renda, as faixas e tabela do imposto de renda, a proposta em debate no Congresso Nacional, as isenções, privilégios e Dívida Pública, além de um glossário com as palavras que envolvem o tema. Os conteúdos serão postados e divulgados pelo Brasil de Fato Paraná e Nacional, com publicação e compartilhamento nas páginas dos sindicatos.

Para um dos organizadores da campanha, o engenheiro eletrônico aposentado Victor Campani, a campanha tem foco em pressionar os parlamentares e governo para que uma reforma não traga injustiças.

“Se a gente não mobiliza a sociedade, a classe trabalhadora, vai continuar achando que rico paga muito imposto, que a retirada das isenções gera emprego e que os trabalhadores podem seguir pagando tributos exorbitantes a partir do próprio salário”, comenta o engenheiro ligado ao Senge-PR.

Deste primeiro encontro foram convidados: SINDENEL, SINDIPETRO, SINDIJUS, Sindicatos dos Bancários de Curitiba e Região, SIMEPAR, STEEM, SENGE-PR, SINTEC, SINEL, SIQUIM, SINDECON, Brasil de Fato PR, SINAEP, SINDECON, SINEFFI, SINDEL, DIEESE-PR, APP Sindicato, SindiReceita, Sindifisco, Sindep, Sicontiba.

As entidades se comprometeram a convocar outros sindicatos e centrais a aderirem à campanha. Além disso, preparam Carta de Intenções e planejam a realização de audiências públicas para trazer o debate para o Paraná e municípios.