Senge-PR Questiona Candidatos de Curitiba sobre Futuro da Mobilidade e Governança Metropolitana

Perguntas destacam a necessidade de planejamento técnico e integrado para Curitiba

16.SET.2024

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) levantou questões estratégicas sobre mobilidade urbana e governança metropolitana durante o debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba, realizado pelo jornal Plural no dia 12 de setembro, no campus Jardim Botânico da UFPR. O debate, que reuniu Andrea Caldas (Psol), Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU), abordou temas fundamentais para o futuro da cidade, como transporte público, habitação e os efeitos das mudanças climáticas. Valter Fanini, diretor do Senge-PR, representou o sindicato e questionou os candidatos sorteados sobre temas centrais ligados ao planejamento urbano e a integração da região metropolitana.

A primeira pergunta do Senge-PR foi dirigida a Luizão Goulart (Solidariedade) e abordou a necessidade de diversificar os modais de transporte de Curitiba, que hoje se baseia exclusivamente em ônibus. Valter Fanini lembrou os diversos estudos realizados desde 1969 para a implantação de sistemas de transporte de alta capacidade, como metrô e bonde, que nunca avançaram. “O senhor considera necessário que o sistema de transporte de Curitiba adote novas modalidades de maior capacidade, conforto e menor impacto ambiental, ou o modelo atual de ônibus é suficiente?”, questionou Fanini.

Goulart reconheceu a importância de modernizar o transporte e defendeu a recuperação dos estudos anteriores, além da introdução de ônibus elétricos. Ele ressaltou que Curitiba ficou para trás em comparação com outras grandes cidades do mundo e destacou a necessidade de uma ampla licitação, em 2025, para renovar o sistema de transporte público, atualmente caro e ineficiente.

Na sequência, o candidato Samuel de Mattos (PSTU) foi questionado sobre a polêmica licitação dos transportes públicos de Curitiba, iniciada em 2010 e vigente até 2025, alvo de críticas por irregularidades e falta de transparência. Fanini perguntou se Samuel seria favorável à prorrogação do contrato ou se tomaria outra direção.

Em sua resposta, Samuel defendeu a estatização do transporte público, argumentando que a gestão privada busca apenas o lucro, muitas vezes em detrimento da qualidade do serviço. Segundo ele, a única solução eficaz seria retirar o sistema das mãos dos empresários e garantir que o transporte funcione como um direito público, voltado à melhoria da qualidade de vida da população.

No terceiro bloco, o candidato Roberto Requião (Mobiliza) foi indagado sobre a integração de Curitiba com os municípios da região metropolitana, um desafio crescente à medida que a cidade se expande além de suas fronteiras administrativas. Fanini questionou como Requião planeja atuar de forma coordenada com cidades como São José dos Pinhais, Colombo e Piraquara para enfrentar questões comuns, como transporte público, planejamento do uso do solo e abastecimento de água. “Curitiba forma uma grande cidade metropolitana junto a municípios vizinhos. Se eleito, como pretende integrar as políticas públicas para questões de interesse comum, como transporte e habitação?”, perguntou Fanini.

Requião destacou a importância de não transformar os municípios da região metropolitana em meros “dormitórios” para trabalhadores de Curitiba. Ele defendeu um forte investimento em infraestrutura e serviços nessas cidades, de modo que a população tenha acesso a emprego, educação e saúde nas próprias comunidades. Segundo Requião, a solução para os desafios metropolitanos depende de uma atuação conjunta entre o prefeito de Curitiba e os gestores das cidades vizinhas, em busca de força política para implementar projetos de desenvolvimento integrado.

As perguntas feitas pelo Senge-PR durante o debate reforçaram a necessidade de uma abordagem técnica e bem planejada para enfrentar os desafios de Curitiba em mobilidade urbana e governança metropolitana. As indagações do engenheiro Valter Fanini, em nome da entidade, destacaram a posição de uma organização que acredita em uma engenharia cujas soluções inovadoras estão pautadas em modelos sustentáveis para melhorar a qualidade de vida da população.

Assista ao debate completo no YouTube do Plural e confira os detalhes!