11 de dezembro de 2015 foi uma data especial para o Senge-PR, não apenas pela celebração do Dia do Engenheiro, mas pelo lançamento da publicação que marca a história dos 80 anos da entidade que representa os profissionais de engenharia em solo paranaense.
O evento, realizado, no Círculo Militar do Paraná, reuniu associados e parceiros do sindicato numa grande confraternização. A cerimônia foi aberta pelo diretor-financeiro do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann. “O Dia do Engenheiro é uma homenagem a cada um de nós que fez do estudo da técnica a opção para melhorar a vida da coletividade”, disse.
Grasmann lembrou que a data é comemorada há 82 anos, desde que foi instituído o Dia do Engenheiro pelo do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamentou e oficializou as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. “No Paraná há 45 mil profissionais de engenharia registrados no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia. E o Senge é a entidade que representa as engenheiras e engenheiros na defesa dos seus direitos e pela valorização das suas carreiras”, completou o diretor.
Ao falar em nome das engenheiras, a diretora-secretária do sindicato, engenheira Civil Angela Doubek, apontou o crescimento da participação feminina no mercado de engenharia e disse da importância do trabalho do Senge-PR pela igualdade de direitos e de oportunidades, independentemente do gênero.
Já o presidente do Sindicato, engenheiro Agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt, salientou em seu discurso o empenho do Sindicato dos Engenheiros do Paraná na defesa dos profissionais que representa em qualquer tempo e situação. “Na condição de entidade de classe de reputação sólida, construída ao longo de 80 anos, o Senge continua firme no trabalho pelos profissionais de engenharia e na defesa do interesse público para que o nosso Estado e o nosso País sigam em frente e ultrapassem esse período turbulento”.
Bittencourt destacou ainda a importância do primeiro livro que conta a história do sindicato. “É para reforçar ainda mais união em torno da profissão de engenheiro que lançamos nesta noite o livro que conta a história da engenharia paranaense da qual faz parte o nosso sindicato. Uma obra com título: Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva. É uma feliz coincidência podermos lançar o primeiro livro da história do Senge justamente no Dia do Engenheiro. Uma publicação construída com empenho de historiadores e jornalistas que nos ajudaram a organizar o conteúdo da nossa história e a transformá-lo num livro”.
“Senge-Paraná – 80 anos em Construção Coletiva” é uma publicação inédita do Sindicato dos Engenheiros. A coordenação editorial do livro é de Antonia Schwinden que responde pelos textos juntamente com o jornalista Rodrigo Apolloni. O projeto gráfico é de autoria da designer Glauce Nakamura. Pelo trabalho de pesquisa respondem Luciana Apolloni Santana e Liris Weinhardt, tendo como assistente editorial Thaíssa Falcão.
O livro traça a linha histórica da engenharia no Brasil, em especial no Paraná, processo do qual o Senge tem participação ativa há oito décadas. Fundado em 6 de abril de 1935, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná é a quarta entidade de classe mais antiga do país na representação de profissionais de engenharia.
Confira, a seguir, algumas imagens de destaque da cerimônia do Senge-PR pelo Dia do Engenheiro em 2015, realizada em Curitiba. A produção fotográfica é de autoria de Joka Madruga.