O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo regional Paraná (CAU-PR) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindArq/PR) realizarão de 19 a 22 de agosto e de 1º a 4 de setembro sabatinas com os oito candidatos ao governo do Estado do Paraná.
O objetivo do encontro, intitulado Debate Paraná, é tratar de políticas públicas ligadas às áreas da engenharia, arquitetura e geociências, bem como do papel desses profissionais no suporte ao desenvolvimento do Paraná e como essas questões estarão contempladas nos Planos de Governo dos candidatos.
Um candidato por dia participará das sabatinas, nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto (de terça a sexta-feira) e nos dias 1º, 2, 3 e 4 de setembro (de segunda a quinta-feira) das 20h às 21h30, no auditório do Senge-PR, na Rua Marechal Deodoro, 630, 22º andar, em Curitiba, com participação no local restrita a convidados das entidades. Os encontros serão mediados por um jornalista e transmitidos online pela internet a partir do endereço: www.senge-pr.org.br/debateparana que estará aberto no dia do evento.
Os candidatos foram convidados via ofício dos presidentes das entidades organizadoras e apoiadoras do evento: Carlos Roberto Bittencourt, presidente do Senge-PR; Ormy Leocádio Hütner Junior, presidente do SindArq/PR; Joel Krüger, presidente do Crea-PR e Jeferson Dantas Navolar, presidente do CAU-PR.
O presidente do Senge-PR, entidade anfitriã do evento, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, destacou que a iniciativa em promover os encontros com os candidatos ao governo reforça a defesa do sindicato e de seus parceiros por debates democráticos em favor do desenvolvimento e da igualdade de oportunidades aos cidadãos. “As áreas da engenharia, arquitetura e geociências são alicerces do desenvolvimento de nossas cidades, estados e do nosso País. Debater os projetos de governo e o papel desses profissionais tanto na gestão como na implantação de infraestrutura é nossa tarefa pela garantia da transparência nas ações de governo e para a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Bittencourt.
Para o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq/PR), Ormy Hütner Jr., eventos como o Debate Paraná, além de aproximar os profissionais dos candidatos, são oportunidades para ampliar o debate sobre cidades planejadas e sustentáveis e suas relações com as regiões metropolitanas. “Conhecer de perto a proposta de cada candidato, nos dá respaldo para que no futuro possamos cobrar cumprimento do plano de governo,” afirmou Hütner Jr.
O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, considera que o debate com os candidatos ao governo do Estado é fundamental para esclarecer os profissionais ligados ao CREA-PR. “Temos mais de 80 mil profissionais registrados em nosso Conselho e trabalhamos continuamente para sua valorização. Por isso, é importante promovermos debates para mostrar aos candidatos quais são as principais demandas e anseios dos nossos profissionais e quais são as propostas que eles têm para resolver questões como, por exemplo, a carência de profissionais da engenharia e nos quadros próprios da administração estadual. Além disso, queremos saber o que eles pensam sobre a infraestrutura do Estado, em especial temas como saneamento, mobilidade urbana e transportes, fundamentais para o desenvolvimento do Paraná”, destacou Krüger.
Na avaliação do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Jeferson Dantas Navolar, o debate político e de ideias é a melhor forma de se esclarecer a sociedade como um todo. Neste sentido, de acordo com Navolar, “a oportunidade de apresentar aos candidatos ao governo do estado, as propostas que defendemos em relação à arquitetura e urbanismo e à engenharia, torna-se indispensável. Nas sabatinas com os candidatos, pretendemos enfatizar a eles que, ao nosso ver, os investimentos públicos devem ser pautados por planejamento e projetos de longo prazo. Sua aplicação deve, além da participação dos profissionais da arquitetura e urbanismo e da engenharia, ser definida em conjunto com outros representantes da sociedade civil organizada. Seguindo estes preceitos acreditamos ser possível a produção de ambientes construídos que garantam melhor qualidade de vida para os moradores, bem como espaços urbanos mais adequados e viáveis para todos os paranaenses”.
Ordem de participação – A ordem e a data de participação dos candidatos ao governo do Paraná no evento promovido pelo Senge-PR, Crea-PR, Sindarq-PR e CAU foram definidas pelos critérios de representatividade partidária considerando a legenda do candidato ao governo.
O candidato do PMDB ao governo do Paraná, Roberto Requião, já confirmou presença e será o primeiro a participar da sabatina, no dia 19 de agosto, terça-feira, das 20 horas às 21h30.
O segundo candidato a participar do evento será o governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), no dia 20 de agosto, quarta-feira, das 20 horas às 21h30.
A senadora Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do Paraná pelo PT será a terceira a participar da sabatina, na quinta-feira, 21 de agosto, das 20h às 21h30.
O candidato Bernardo Pilotto (PSOL) será o quarto candidato a participar do evento, na sexta-feira, 22 de agosto, das 20h às 21h30, fechando a primeira semana da sabatina dos candidatos ao governo do Paraná.
No dia 1º de setembro, segunda-feira, o evento será retomado com a participação do candidato do PRP, Ogier Bucchi, das 20 horas às 21h30.
Tulio Bandeira, candidato do PTC ao governo do Paraná, participará do evento na terça-feira, 2 de setembro, das 20 horas às 21h30.
Rodrido Tomazini, do PSTU, foi convidado a participar do evento na quarta-feira, 3 de setembro, das 20h às 21h30.
Fechando a sabatina dos candidatos ao governo do Paraná, na quinta-feira, 4 de setembro, das 20h às 21h30, participará o candidato do PRTB, Geonísio Marinho.