Confira o andamento das negociações salariais com participação do Senge

10.MAR.2017

ACORDOS COLETIVOS

Sanepar: As primeiras reuniões de negociação da campanha salarial já ocorreram com a participação do Senge e demais sindicatos que representam os mais de 8 mil trabalhadores da estatal. A pauta é integrada, e as reivindicações dos engenheiros estão em debate junto com as dos demais trabalhadores.

Os pleitos dos engenheiros foram objetos de defesa do Senge em reunião no último dia 22 de fevereiro com a Sanepar. As observações e apontamentos do Senge foram levadas à diretoria como proposta, e devem voltar às negociações em nova reunião a ser agendada pela Sanepar nos próximos dias. São cerca de 450 engenheiros na empresa de saneamento.

Compagas – O Senge já iniciou debate para coleta de reivindicações dos engenheiros, e aguarda a definição dos demais sindicatos de trabalhadores para promover assembleia de unificação de pauta. A reunião deve ser realizada até meados de março.

Urbs – Senge enviou na última sexta-feira (3) formulário para formação da pauta de reivindicação dos engenheiros da Urbs. Esta é a primeira vez que o Sindicato participar da campanha do Acordo Coletivo desde o início. Ano passado, o Senge ingressou como representante dos engenheiros já com a negociação em andamento. Mesmo sendo a primeira vez, o Senge já atuou dentro da Urbs em defesa dos engenheiros.

Em 2007, após ingressar com ação coletiva na Justiça, o Sindicato firmou acordo de conciliação no qual a empresa reconheceu a obrigatoriedade de pagamento do piso profissional. A vitória beneficiou praticamente todos os engenheiros, em alguns casos dobrando o salário.

Crea-PR – A pauta com as reivindicações dos engenheiros já está formada e unificada com as dos demais trabalhadores do Conselho de Engenharia. O Senge percorreu o estado promovendo assembleias com os engenheiros, ouvindo seus pleitos e debatendo a campanha deste ano. A pauta foi protocolada e os sindicatos aguardam a agenda para início das negociações salariais.

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

Copel – O Senge e demais entidades do coletivo sindical da Copel começaram as reuniões para a definição dos trabalhadores para a definição da base de cálculo da distribuição dos lucros da empresa referente a 2016.

CONVENÇÃO COLETIVA

Setor Eletroeletrônico – as negociações para definição da convenção do setor ainda estão em andamento. Após formação de pauta com os engenheiros que atuam na área, o Senge enviou documentação para o sindicato patronal, Sinaees. A convenção terá abrangência de dois anos, ou seja, de 2016 a 2018.

Construção Civil – Senge apresentou contra-proposta para as negociações da convenção do setor, e aguarda manifestação do sindicato patronal da construção, o Sinduscon.

BANCO DE HORAS

Cohapar – foi assinado o acordo de renovação do banco de horas com vigência para este ano. No documento estão previstos, além de outros itens, o pagamento de crédito ou zeramento de banco ao final do acordo.

Cits – após proposta aceita pelos engenheiros e demais trabalhadores em assembleia realizada pelo Senge e Sindaspp, o acordo de banco de horas segue para registro na delegacia do trabalho.

Exe Engenharia – No próximo dia 28 de março o Senge realizará assembleia com os engenheiros para definição da proposta de banco de horas.

Paranaeducação – A proposta da empresa será apresentada para os engenheiros para avaliação na segunda quinzena de março. O documento contendo as cláusulas e regras para zeramento de banco de horas, compensação e fechamento de crédito e débitos está em análise no Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE).