O candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC) ao governo do Paraná, Tulio Bandeira, defendeu o enxugamento da máquina pública no Debate Paraná, encontro com profissionais de engenharia, agronomia, realizado na noite desta quarta-feira, 20, no Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR).
Se eleito, Bandeira garantiu que irá unificar secretarias de estado e reduzir significativamente o número de cargos em comissão. “Me proponho a ser o governador que fará uma revolução neste estado. De imediato vou extinguir 17 secretarias gerando uma economia de R$ 600 mil. Vou governar com 12 secretarias e também diminuir os cargos de confiança de 3.500 para 800. Só os cargos em comissão representam gastos de R$ 20 milhões do orçamento do estado com apadrinhados do governador pagos com dinheiro público”, afirmou.
Tulio Bandeira disse ainda que pretende valorizar o funcionalismo público e o corpo técnico de empresas como Copel e Sanepar. “Na Copel e na Sanepar foram criadas novas diretorias para apadrinhar aliados políticos. Vou mudar isso. Pretendo implantar um novo plano de cargos e salários no Estado como um todo, de forma que haja a projeção do servidor público o incentivando a permanecer nos quadros da administração estadual”, completou.
Sobre a transparência nas ações de governo, Bandeira afirmou que irá cumprir a lei e ir para além disso. “No meu governo haverá painéis à disposição dos cidadãos dizendo quem ganha, quanto ganha, onde está, o que faz, e qual a especialidade. Não vou encher os quadros de cargos de confiança sem nenhum conhecimento técnico.”
O candidato disse ainda ser favorável à assistência técnica gratuita de arquitetura e engenharia e principalmente ao suporte e financiamento da habitação social em parceria com a iniciativa privada. Em suas considerações finais Túlio Bandeira disse que o período eleitoral é um momento de reflexão e elogiou o debate promovido pelo Senge-PR, Crea-PR, CAU e Sindarq/PR. “Vocês são formadores de opinião. O Paraná está entregue há 32 anos a três famílias. Será que não podemos confiar o estado a outros que podem contribuir? Temos muitas lideranças surgindo no Paraná comboas ideias e compromisso com os paranaenses. Esse debate é de grande valia para que possa apresentar minhas ideias. O meu compromisso é com o trabalho e com o cristianismo que é o lema do meu partido”, finalizou o candidato do PTC.
Nesta quinta-feira, 21, será a vez da candidata do PT ao governo do estado, Gleisi Hoffmann, participar do Debate Paraná. O encontro terá início às 20 horas, na sede do Senge-PR, com transmissão ao vivo pelo portal www.senge-pr.org.br/debateparana e retransmissão no endereço www.portalparana.com.br .