O Senge conseguiu ampliar em 40% a representação dos engenheiros em negociações nos últimos três anos. Dos 40 instrumentos coletivos de trabalhados assinados com participação do Senge, cinco foram de convenções coletivas de setores produtivos, 15 foram de acordos específicos de salários com empresas, seis foram para negociar a participações em lucros e resultados e o restante foram de banco de horas e demais reivindicações.
Apenas referente às negociações, foram mais de 140 assembleias conduzidas ou com participação da diretoria e assessoria do Senge em 2015, das quais 106 da regional metropolitana, e mais de 730 atendimentos a engenheiros para esclarecimentos de dúvidas quanto aos acordos e convenções.
As informações constam no Relatório de Atividades do Senge de 2015, aprovado pelos engenheiros no último sábado durante a segunda etapa da Assembleia Geral do Senge-PR. No relatório constam também os avanços da entidade no quadro associativo, que apresenta nos últimos seis anos uma taxa anual de crescimento de 14,5%, passando de 82 novos sócios em 2010 para 186 em 2015.
Os avanços indicados no relatório também estão presentes nas atividades do Senge Jovem, que fechou o ano com 1.185 sócios aspirantes, dos quais 559 da região metropolitana de Curitiba, 229 da regional de Londrina, 128 da regional de Maringá e o restante distribuído pelas demais regionais.
Em distribuição por modalidade de engenharia, a maior parte dos filiados do Senge Jovem se concentram nos cursos de engenharia civil, com 34%, seguido de agronomia, com 23%. Em terceiro lugar vem o curso de engenharia de produção, com 13% do total de sócios do Senge Jovem.
Um dos motivos para a destacada participação foram as palestras de dirigentes do Sindicato nas semanas acadêmicas de engenharia de produção em Curitiba e nas regionais. Além desses eventos, o Senge Jovem também foi tema de palestras em mais de 30 eventos estudantis, dentre seminários, congressos e semanas acadêmicas de vários cursos de engenharia em instituições públicas e privadas.
Além dos resultados de negociações e do Senge Jovem, o relatório aprovado na assembleia do Senge também abrange as atividades da entidade na promoção do debate de políticas públicas, as atividades do Coletivo de Mulheres do Senge, do setor de atendimento jurídico e de homologações, e das ações do Senge em comunicação e participação de eventos e seminários.
Clique aqui e confira a íntegra do relatório de atividades de 2015 aqui no site do Senge.