A Engenharia de Segurança do Trabalho como propulsora da Diversidade e da Inclusão e vice e versa

Comunicação
12.NOV.2024

A Engenharia de Segurança do Trabalho, além de ser uma diretriz na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tem um papel fundamental na promoção da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho. Ao garantir um ambiente seguro e saudável para todos os colaboradores, essa área contribui para a construção de uma cultura organizacional mais justa e equitativa em todos os aspectos. A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho por sua vez, vão além da representatividade numérica, englobam a criação de um espaço onde todos se sintam valorizados, respeitados e com as mesmas oportunidades.

Nesta interface a Engenharia de Segurança do Trabalho atua por meio de diversas ações: Identificando barreiras físicas, sociais e culturais que impedem a plena participação de determinados grupos; Promovendo adaptações no ambiente de trabalho para atender às necessidades de pessoas com deficiência, como rampas de acesso, ajustes de altura de equipamentos e softwares de acessibilidade;  Fomentando uma comunicação clara e acessível sobre os procedimentos de segurança para garantir que todos os colaboradores compreendam os riscos e as medidas de proteção, independentemente de sua origem cultural ou nível de escolaridade; Promovendo treinamentos inclusivos e adaptados para atender às diferentes necessidades dos colaboradores, utilizando linguagens claras e objetivas, além de recursos visuais e audiovisuais; Trabalhando a  cultura de cuidado e respeito mútuo para a criação de um ambiente mais inclusivo, onde todos se sintam responsáveis pela segurança de si mesmos e dos colegas.

Ao praticar essas ações que vão ao encontro de um ambiente diverso e incluso, a empresa percebe os resultados na própria área de Segurança do Trabalho, por exemplo: Diferentes perspectivas e experiências levam a uma identificação mais ampla de riscos, aumentando a eficácia das medidas de prevenção; A diversidade cultural enriquece a comunicação, facilitando a troca de informações e a resolução de problemas; Colaboradores que se sentem valorizados e incluídos tendem a se engajar mais nas atividades de segurança, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro.

Segurança do trabalho, diversidade e inclusão se alimentam e conjuntamente transformam a realidade das empresas que buscam longevidade dentro de um cenário sustentável. O Coletivo Diversidade do Senge-PR está atento a esta premissa e vem preparando ações que serão implantadas ao longo de 2025. Venha fazer parte do nosso Coletivo!

Verginio Luiz Satngherlin
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Coordenador do Coletivo Diversidade do Senge-PR

Voltar a Notícias